blogosfera > The Ressabiator

The Ressabiator

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes (Visitar)



A Treta

The Ressabiator (+)   30/04/2009

Pela quinta vez, o Typographica publica a sua lista das melhores fontes do ano, o equivalente online aos Óscares da tipografia. A escolha de 2008 inclui quarenta tipos, aos quais se juntam cerca de noventa menções honrosas, o que até pode parecer muito, m (+)


A Treta

The Ressabiator (+)   20/04/2009

Pela quinta vez, o Typographica publica a sua lista das melhores fontes do ano, o equivalente online aos Óscares da tipografia. A escolha de 2008 inclui quarenta tipos, aos quais se juntam cerca de noventa menções honrosas, o que até pode parecer muito, m (+)


Letras como Nuvens Carregadas

The Ressabiator (+)   19/06/2008

Como seria de esperar, Fringe, a nova série de J.J. Abrams, o criador de Lost, é uma mistura de policial, ficção científica, teoria de conspiração, com agentes do FBI, um desastre de avião, braços cibernéticos e drogas psicadélicas à mistura, tudo num rai (+)


Alice e as Assinaturas Invertidas

The Ressabiator (+)   13/06/2008

“…E para que serve um livro, pensou Alice, sem figuras ou diálogos.” Esta é uma frase que muitos ilustradores gostam de citar. Como quase todas as frases amplamente citadas, pertence ao primeiro parágrafo de um livro; neste caso, Alice no País das Maravil (+)


Lázaro ou Elvis?

The Ressabiator (+)   14/05/2008

Quando uma espécie que se julgava extinta há muito, por vezes só conhecida através de fósseis, aparece viva e de boa saúde, há duas explicações possíveis. A primeira – e mais simples – é que a espécie nunca esteve realmente morta; evitou sensatamente os. (+)


Ficção Científica & Tipografia

The Ressabiator (+)   04/11/2007

Tanto o design, como o sexo, como a violência podem ser “gráficos”. Há poucas ocasiões em que os três usos se misturam e os livros de Alfred Bester são uma delas. A sua obra pertence a um género de ficção científica – que fica a dever muito pouco à ciênci (+)


Uma Anedota Sincera?

The Ressabiator (+)   19/10/2007

Em 1883, os editores londrinos Field & Tuer, da Leadenhalle Presse, publicaram um panfleto, assinado por um tal James Millington, propondo uma alteração radical ao acto de ler. Na sociedade moderna, argumentava ele, somos obrigados a ler em condições (+)


“Operações Tipográficas”

The Ressabiator (+)   25/09/2007

Por vezes, encontramos expressões familiares em situações inesperadas. Em Gödel Escher Bach – An Eternal Golden Braid, de Douglas Hofstadter, um livro complexo sobre – resumindo muito – matemática, lógica, ciências cognitivas, filosofia, entr (+)


No Logo? Yes Logo

The Ressabiator (+)   01/09/2007

Quando estudei design, ensinaram-me a classificar a identidade gráfica de instituições e empresas, dividindo-a em marcas, logótipos e logomarcas. As marcas designavam identidades constituídas apenas por uma imagem, geralmente um desenho de tons plano (+)


Logos, Livros

The Ressabiator (+)   10/08/2007

Embora aprecie os textos de Rui Tavares, confesso que só comprei O Arquitecto, uma edição da Tinta da China, pela capa e pelo design do seu interior, da autoria de Vera Tavares. Folheei-o para trás e para a frente, apreciando os pormenores gráficos, (+)


A Importância da Bd no Texto.

The Ressabiator (+)   02/07/2007

No centro do palco, iluminado por um foco, Scott Mcloud segura uma placa dizendo “Imagens estáticas justapostas em sequência deliberada”. Anteriormente, já tinha proposto outras definições de Bd, que a audiência tinha considerado inadequadas. Es (+)


45 Minutos

The Ressabiator (+)   14/04/2007

Fui a mais uma conferência Personal Views na Esad de Matosinhos. Cheguei uma hora antes, mas já havia fila: umas quarenta pessoas amontoadas junto à porta do auditório, a maioria de pé, uns poucos em cadeiras de plástico roubadas à esplanada do bar (+)


Detalhes

The Ressabiator (+)   21/07/2004

Dois dias antes do salário vir, comprei Austerlitz de W.G.Sebald com os últimos doze euros. Valeu a pena o sacrifício.Era uma tradução inglesa do alemão original e, ao folheá-lo, reparei imediatamente no entrelinhamento e margens anormalmente gener (+)


Traduções

The Ressabiator (+)   13/07/2004

Existe um snobismo marcadamente português que se manifesta numa crítica desproporcionada e feroz de todos os actos de tradução. O intelectual português pratica com gosto o passatempo mesquinho de apontar os erros e deselegâncias de tradução do out (+)


Três Pontos

The Ressabiator (+)   08/06/2004

Nos últimos meses tenho passado pela FNAC com um único propósito: ver se a última DotDotDot já chegou. Na quinta-feira passada fui recompensado: estava lá o número sete. Apesar da conta bancária quase vazia, comprei-a imediatamente.Desde então te (+)



Creative Commons License
Esta obra está baixo unha licenza Recoñecemento 2.5 España de Creative Commons.